quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ASSEMBLEIA GERAL CONSTITUINTE DA ASSOCIAÇÃO DE JOVENS VOLUNTÁRIOS PARA DEFESA DAS PESSOAS VIVENTES COM VIH/SIDA

Realizou-se, 28 de Outubro de 2010, a Assembleia Geral Constituinte da AJVD-PVVIH, em Bissau, na sala de reunião da ONG ACTIONAD. Estiverem presente 20 associados e conseguintes convidados de honra: Srª Ngone Turé, Responsável do programa de VIH/SIDA do UNICEF; Sr Carlos Rui Ribeiro, Coordenador da ACTIONAD; Braima Baldé, Responsável de Distribuição de Preservativos da AGMS/PANTÉ e Pedro Mandica, Presidente da RENAP+GB.
A sessão de assembleia decorreu num clima de civismo e de consenso, os debates foram produtivos, e foram aprovados por unanimidade os estatutos apresentados pelo Bacar Queta e lista de consenso apresentada por candidato, David Califa Cassama que consequentemente foi eleito presidente da AJVD-PVVIH.
A Madame Ngone, na sua breve intervenção sublinho o exercício dum activismo sério e uma gestão transparente para poder ganhar a confiança dos parceiros; elogiou a iniciativa e encorajou aos membros da AJVD para que continuasse com esta dinâmica e que ela estará sempre a colaborar.
Rui Ribeiro, mostrou o valor que esta iniciativa tem no processo de luta contra sida, por ser a primeira assembleia-geral constituinte realizada sem nenhum financiamento (sem perdiem, pausa café) e por constituir mais uma força na luta pela causa de VIH. E por fim manifestou a seu total colaboração em quanto activista e da sua ONG em apoiar a realização da AJVD-PVVIH.
Braima Baldé, encorajou os membros da AJVD-PAVVIH, teceu um breve historial do activismo pela causa de VIH na Guiné, e pediu um minuto de silêncio aqueles que morrem por esta doença.
Pedro Mandica, disse que a RENAP precisa de mais membro, por isso é motivo de grande satisfação a criação desta nova associação, advertiu aos membros desta associação para serem determinante nas suas acções e que preparar para grandes obstáculos a frente.
O Presidente David Califa Cassama, falou de como surgiu a ideia de criação deste projecto e os preparativos feitos para que fosse uma realidade. Afirmou que a AJVD-PVVIH vai ser determinante, especialmente, no combate a estigma e determinação. E realçou a difícil situação de fome que maioria de PVVIH se encontra, aproveitou pedir a Madame Ngon para salvar as PVVIHs de fome, nos últimos tempos, morrem mais de fome do que do VIH.

Por Bacar Queta
Secretário Executivo da RNAP+GB, Presidente do FACOLSIDA

Sem comentários:

Enviar um comentário